Conheça o Zucco
Quem é Tenente-Coronel ZUCCO?
Luciano Lorenzini Zucco nasceu em 9 de março de 1974, em Alegrete (RS). Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, onde concluiu o Ensino Médio. Ingressou no Exército Brasileiro graduando-se em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). É Mestre em Inteligência Estratégica, Especialista em Docência do Ensino Superior e possui MBA Executivo em Segurança Privada e Pública.
Ao longo de carreira, acumulou extensa qualificação nas áreas de segurança pública e privada com diversos cursos na área. Possui curso de segurança presidencial no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; de avaliação de riscos na Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça; de negociação e gerenciamento de crises; de técnicas policiais na Special Weapons and Tactics (SWAT) e curso de inteligência pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Atuação na política
Estreou na política em 2018, quando foi eleito o deputado estadual mais bem votado no Rio Grande do Sul. Na ocasião, obteve a quarta maior votação da história, com 166.747 votos, tendo recebido votos em todas as cidades do Estado. Durante o mandato converteu em lei diversos projetos.
- O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares (ECM);
- A Política de Enfrentamento ao Câncer Infantil;
- A Política de Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos;
- A Política de Controle e Transparência em Obras Públicas;
- A Política de Combate ao Abigeato e Crimes em Áreas Rurais.
- E a lei de fornecimento de toucas hipotérmicas para pacientes em quimiotereapia.
Em 2022, repetiu o mesmo feito e foi o deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul, desta vez com 259.023 votos. Em poucos meses na Câmara de Deputados, alcançou reconhecimento por suas posições e articulação política, passando a integrar a linha de frente da oposição ao governo federal. Foi o autor do pedido de CPI para investigar a escalara de invasões de terras em 2023, proposta que lhe garantiu a presidência da CPI do MST. Logo em seguida, articulou a criação da Frente Parlamentar Invasão Zero (FPMIZ), colegiado que nasce com a missão de defender o direito de propriedade no Brasil.
Recentemente, o parlamentar teve aprovado um substitutivo de sua autoria ao PL 2012/22, que reformula a legislação sobre prevenção de desastres e estipula prazos para a elaboração de planos de defesa civil. A proposta inclui novas obrigações para o empreendedor que exerce atividades com risco de acidente ou desastre. O parlamentar é autor de diversas outras propostas naquelas que são suas principais áreas de atuação: segurança pública, educação e saúde