Em menos de um ano desde a tragédia que assolou 90 municípios do Rio Grande do Sul em setembro passado, onde mais de 50 vidas foram ceifadas, somos novamente confrontados com cenas desoladoras de cidades inteiras submersas. Famílias estão perdendo tudo o que possuem, enquanto autoridades lutam para encontrar recursos e lidar com o caos que se instaurou. É um pesadelo que afeta profundamente a economia, a saúde e a estabilidade dos empregos locais. Desta vez, já são mais de 400 municípios listados como vítimas dessa destruição implacável. As chuvas continuam incessantes e a previsão é de que os níveis dos rios permaneçam subindo. Embora seja natural sentir tristeza diante de tal cenário, não podemos permitir que o desânimo nos domine, pois há vidas em risco que demandam nossa ação e solidariedade.
Caso precise de ajuda, CLIQUE AQUI e veja a lista de telefones úteis.
BOLETIM DA DEFESA CIVIL
Quarta-feira (15/05)
Municípios afetados: 449
Pessoas em abrigos: : 76.580
Desalojados: 538.245
Afetados: 2.131.968
Feridos: 806
Desaparecidos: 108
Óbitos confirmados: 149
Óbitos em investigação: 0
Pessoas resgatadas: 76.588
Para receber os alertas da Defesa Civil, basta entrar em contato no WhatsApp: (61) 2034-4611 ou enviar um SMS para 40199 informando o seu CEP.
Com cerca de 48 mil pessoas desabrigadas neste momento, pessoas que tiveram suas vidas viradas de cabeça para baixo e agora dependem da sua generosidade, pedimos que considere contribuir com doações de alimentos, roupas, cobertores, colchões, água potável e outros itens essenciais.
No mapa abaixo, você encontrará a localização dos pontos de coleta de doações, bem como dos abrigos que estão acolhendo essas pessoas. Sua ajuda pode fazer toda a diferença na vida de muitos.
Caso queira mais informações sobre disponibilidade e necessidade de cada um dos abrigos, CLIQUE AQUI e acesse a plataforma criada pela Doc9 SOS-RS.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Instituições, empresas e ou grupos interessados no voluntariado também podem preencher o cadastro clicando no link abaixo