Projeto prevê perda automática de cargo ou função para condenados por corrupção passiva

Projeto prevê perda automática de cargo ou função para condenados por corrupção passiva

Proposta de autoria do deputado Zucco (Republicanos-RS) corrige brecha legal que permite ao agente público continuar na função mesmo após condenação

O deputado federal Zucco (Republicanos-RS) apresentou o Projeto de Lei 27/2023, que altera o Código Penal para tornar automática a perda do cargo/função do servidor e agente público condenado por corrupção passiva. Segundo o parlamentar, a iniciativa visa corrigir uma brecha na atual legislação, uma vez que esta punição fica condicionada ao entendimento de cada magistrado. “A perda do cargo precisa estar explícita na sentença. O que estou propondo é o efeito automático da medida assim que a sentença for proferida”, esclarece o parlamentar.

Zucco acrescenta que o crime de corrupção passiva só é possível ser praticado em virtude da posição ocupada pelo agente público. “O sujeito se vale do cargo para solicitar ou receber, direta ou indiretamente, vantagem indevida. Então, não faz sentido o servidor retornar ao posto após o cumprimento da pena de reclusão”, explica. O deputado entente que a proposta não deixa dúvidas quanto à impossibilidade de reintegração ao quadro funcional.

Confira a proposta na íntegra:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2345669

Assessoria de Comunicação Deputado Federal Zucco (Republicanos-RS)
Contato: Apolos Neto – Jornalista
(61) 3215-6962 / (61) 99829-8689 / (61) 99867-1093
E-mail: apolos.paz@gmail.com